SEGREDO DO PARDAL


Ela acorda todos os dias de manhã. Antes mesmo que muitos ainda abram os olhos, ela já está de pé na correria do dia a dia. Olha ao redor e quem sabe, numa cantoria percebe que tem mais uma batalha para enfrentar. Possui a necessidade de correr atrás de sua sobrevivência e realizar seus sonhos e objetivos. Percebe que existem pessoas que precisam da sua atenção e cuidado, e essas estão sob sua responsabilidade.

Uma situação complicada. Ela possui o censo de necessidade apurado. Apesar das batalhas serem complicadas, ela não desiste. Parece que a dureza da vida e a concorrência feroz podem destruir tudo e todos que ela conhece. Que dureza de vida!
Quando olhamos para a aparente insignificância da vida de uma fëmea de pardal, muitas vezes imaginamos que o dia a dia dessas aves parece ser muito fácil e quem sabe ficamos pensando que eles sim tem uma vida boa.

Interessante ressaltar que essas pequenas criaturas possuem as mesmas necessidades básicas que eu e você possuimos. Acordam todos os dias para a vida e fazem sua parte na obtenção de alimento para si e para os seus. Enfrentam grandes desafios e obstáculos na sua rotina diária. Travam verdadeiras batalhas para sobreviver.

Existe uma passagem na Bíblia que me chama a atenção. Jesus estava reunido com seus discípulos e em meio a uma reunião de planejamento de metas, Ele percebe que nos corações dos seus amigos o medo operava. Nessa reunião Ele tinha o único propósito de entregar a cada um deles a importante tarefa de serem embaixadores do novo reino que Ele estava estabelecendo. Jesus percebeu as preocupações de cada um deles. Alguns tinham medo de passar fome. Outros de serem envergonhados. Alguns ali, quem sabe, tinham vergonha. Alguns tinham medo de quem pudessem ser aprisionados e levados a morte.

Num determinado momento, Jesus parece perder o foco da conversa e abruptamente para o diálogo. Respira fundo. Olha firmemente para cada um deles e diz:

“Por quanto se vende dois pardais?”.

Os discípulos se entreolham.
“Não é bem baratinho?”, Ele continua. “Pois bem! Saibam que para mim essas aves valem tanto que não existe uma só que caia no chão sem que eu saiba e que meu Pai não sinta no Seu coração”.
“De vocês, meu Pai sabe até o número de fios de cabelos. Se dos pardais Ele cuida tão bem, imagine o quanto Ele cuida de vocês! Por isso não tenham medo. Com certeza vocês valem muito mais do que essas pequenas e maravilhosas aves!”.

Sabe, estamos vivendo num mundo cheio de insegurança. Gripes, Guerras, Governos, Ganância. Isso só na letra “G”! As vezes nos sentimos pequeninos pardais frente aos problemas e as dificuldades da vida.

Mas Jesus é Bem claro ao dizer:
“Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos.” Mateus 10:31.

Que hoje você possa ter a certeza de que Deus está ao seu lado. Ele cuida de você. Ele quer dar tudo o que você precisa. Quando enfrentarmos os problemas da vida, se desanimarmos, vamos ouvir o que os pardais tem a dizer do nosso Maravilhoso criador.