Em Gênesis 32, temos um breve relato sobre o encontro de Jacó com os anjos. Jacó está a caminho da sua terra após 20 anos de exílio, e algo notável acontece com ele, “os anjos de Deus vieram ao encontro dele”. Esse relato é muito curto, especialmente se compararmos com o primeiro encontro de Jacó com os anjos, em seu famoso sonho no capítulo 28. No entanto, quando lido em hebraico, revela um detalhe surpreendente e muito intrigante...
A explicação do sonho de Jacó
20 anos antes, em seu sonho, Jacó viu os anjos subindo e descendo uma escada entre o céu e a terra. Por que eles primeiro subiram e só depois desceram? O comentarista medieval judeu Rashi explica: fora da sua terra, Jacó precisava de diferentes guardiões daqueles que o protegiam em sua terra natal. Os anjos que acompanhavam Jacó em Canaã não saíam de lá e, portanto, subiram ao céu. Então, outro grupo de anjos desceu para acompanhá-lo fora da sua terra.
Uma forma duplicada
O breve relato do capítulo 32 encaixa-se perfeitamente com essa visão. Há um detalhe intrigante aqui que você pode ver apenas em hebraico. “Quando Jacó os avistou, disse: ‘Este é o exército de Deus!’ Por isso deu àquele lugar o nome de Maanaim” (Gênesis 32:2). No entanto, Maanaim é uma construção que duplica a palavra “maane” (acampamento), então Jacó, na verdade, chamou esse lugar de “dois acampamentos”! Por quê? Teria sido porque Jacó viu dois acampamentos: duas equipes de anjos exatamente como em seu sonho?
Descubra os detalhes ocultos da Bíblia
De acordo com Rashi, Jacó realmente viu dois acampamentos: um dos anjos do lado de fora da sua terra, que veio com ele, e outro dos anjos de Israel, que veio recebê-lo. É somente quando você lê a bíblia em hebraico que percebe que “Maanaim” significa “dois exércitos” – não um!
fonte: IsraelBiblicalStudies