Este ano, as pessoas estão celebrando a Pessach isoladas devido aos acontecimentos recentes. É o mesmo festival que Jesus celebrou na noite de Sua prisão, quando Ele fez a Última Ceia com Seus discípulos. Essa refeição serve de base para o ritual cristão da comunhão até os dias atuais. Jesus dividiu o pão, abençoou-o, agradeceu e bebeu um copo de vinho. Mas o que Ele fez no final da refeição? |
A última parte da última ceia
O que aconteceu ao final da Última Ceia? Os evangelhos nos contam que "depois de cantar o hino, eles foram ao Monte das Oliveiras" (Marcos 14:26) A palavra hino é uma tradução da palavra hebraica Hallel (הַלֵּל), uma referência aos salmos de louvor (113-118), que são cantados na noite de Pessach como parte do Seder. Jesus deveria gostar desses salmos, cuja mensagem central é a libertação.
O significado original em hebraico de hino
A palavra Hallel significa "louvor" em Hebraico. É uma das palavras mais importantes da Bíblia Hebraica. É também a raiz da palavra Halleluia (הַלָּלוּיָהּ), que significa "Louvar a Deus", assim como do nome do Livro de Salmos em Hebraico, Tehilim (תְּהִלִּים). É exatamente o livro de Tehilim (Salmos 118:25-26) que é citado no Domingo de Palmas, quando a multidão proclama "Hosanna… Bendito o que vem em nome do Senhor" (Marcos 11:9)
Alcance o significado mais profundo da Escritura
A Pessach, que é celebrada esta semana, é o feriado judaico da Liberdade.