CUIDADO COM O ALARME!



Cinco problemas que surgem como consequência de pregações alarmistas e sensacionalistas


1. FALSO REAVIVAMENTO - Ao se deparar com a histeria do momento, muitos que pretendem não sofrer as consequências de uma vida em desacordo com as verdades bíblicas, se apegam desesperadamente a conceitos equivocados de santificação. Um pseudo reavivamento se instala, baseado no medo e demonstrado em ações desconexas da verdade. 


2. APOSTASIA - Como o desdobrar dos fatos apresentados em pregações alarmistas não seguem o padrão bíblico, a decepção gera nos que acreditaram um sentimento de dúvida. Alguns buscam compreender mais o que aconteceu. No entanto, outros decidem por de lado tudo o que professavam crer.


3. REBELDIA E DESUNIÃO - Pelo proposto alarmismo não ser aceito ou propagado em um nível organizacional equilibrado, muitos dos pretensos "novos avisadores" usam de discurso ofensivo e desqualificador para tentar demonstrar mornidão por parte dos líderes eclesiásticos. O resultado obtido é o insuflar de espírito rebelde e separatista em meio a igreja, que no momento de tanta expectativa, deveria permanecer unida.


4. DESCRÉDITO - Inúmeras pregações sensacionalistas passam por revisão e atualizações. O motivo para isso:  buscar fundamento em meio a um pântano ideológico. Algo de tamanha expectativa é a Volta de Jesus. Recorrentes pregações onde se marca períodos e datas para um evento que indique o cumprimento do Advento, pelo fato de não existir nas escrituras a data do mesmo, a ocorrência dos sinais somado a desequilíbrios, gera maior expectativa. Soma-se a falta de humildade em reconhecer as falhas, um espírito de mentira e manipulação, facilmente exposto, gerando assim descrédito em todo tipo de pregação, inclusive na que usa corretamente as escrituras.


5. DESORGANIZAÇÃO E IMPRODUTIVIDADE - Como o alarde é perceptível aos mais sensíveis, os mesmo se sentem tentados a por de lado toda uma vida de ordem e produção. Foram profundamente impactados. Agora se permitem viver de maneira a não existir o amanhã. O modus operandi passa de um pólo a outro e os resultados devastadores se veem em todos os aspectos de sua vida. Alguns entram em frangalhos pessoais. Outros, produzem ataques a tudo o que representa organização. Frutos não colhidos apodrecem e novos frutos não serão plantados. Desbaratados, influenciam outros a fazer o mesmo. A proclamação da verdade não alcançará por meio deles aos que faltam compreender singelo e real momento profético.